Projetos

Projeto "Fortalecendo a Família"

O Projeto Fortalecendo a Família teve início em Setembro de 2011, já que a Fundação já vinha contemplando com Bolsas de Estudos algumas famílias com filhos com deficiência como "Sindrome de Down", Autismo", "Paralisia Cerebral" com comprometimento motor.

O Objetivo do Projeto é garantir uma educação inclusiva possibilitando o desenvolvimento para a vida diária bem como formação para a

profissionalização e autonomia.

O Projeto visa atender 30 famílias que necessitam apresentar relatórios médicos, passam por entrevista  com Assistente Social, que  programa uma visita domiciliar, elabora estudo sócio-econômico  e relatório já que a família deve ser considerada carente financeiramente.

A família passa então a ser acompanhada sistematicamente pelo Serviço Social da Fundação que  elabora em conjunto com a família um Plano Individual de Atendimento- PIA, visando sua autonomia e novas formas de geração de renda, além do cuidado com sua saúde e bem estar já que passa a ter uma sobrecarga com os acompanhamentos que seu filho(a) necessitam.

O projeto atende crianças, adolescentes e adultos com comprovada deficiência.

O desenvolvimento escolar é acompanhado através relatórios pedagógicos e a família deve comprovar o acompanhamento médico e o compromisso com o desenvolvimento de seu dependente.

São realizadas reuniões trimestrais  com os familiares participantes do Projeto para a discussão da problemática enfrentada pela família na inclusão escolar bem como na sociedade como forma de suporte e apoio à família.

A Fundação promove também Palestras informativas para os familiares e interessados da comunidade em geral sobre a problemática da deficiência e educação de filhos.

FDD - IMG-20190913-WA0038.jpg

Reunião de acompanhamento familiar